Código de Ética e Conduta
Digite o texto aqui...Este Codigo de Etica e Conduta visa a evidenciar e reforçar Nossos valores éticos que norteiam nossa forma de Ser e Existir Como Empresa aplicado sempre ao Contratar , Comprar, Comercializar , Prestar Serviços, Produzir , Adquirir Produtos e Serviços e se relacionar com, Parceiros Comerciais e Clientes. Nossa identidade organizacional e os princípios que orientam a condução de nossas atividades.
Dada a nossa vocação ambiental as disposições tratadas neste código estão intimamente ligadas a Preservação do meio ambiente , e entendendo o meio ambiente não só flora e fauna mas sim todos os seres nele inseridos, e que juntos coabitam e formam o planeta terra.
A conscientização de colaboradores , parceiros comerciais, e clientes é uma linha constante.
É transmitida de forma oral diariamente e principalmente na forma como comercializamos nossos produtos e serviços, conscientizar que a árvore plantada ou preservada aqui , o lixo recolhido ali melhora impacta a vida de um outro ser em outro continente e que o meio ambiente é uma linha tenue que impacta e liga todos os seres inseridos neste grande eco sistema chamado planeta terra; é nossa grande MISSÂO. Que traduzimos nos seguintes serviços e produtos; Projetar, executar e manter áreas verdes com soluções inteligentes e inovadoras de baixo custo e que acima de tudo , supere as expectativas dos nossos clientes. Produzir e Fornecer Produtos e Insumos de Jardinagem com excelência e qualidade tornando nossos clientes mais felizes.
Sempre norteados pela ética, confiabilidade, legalidade, pontualidade, responsabilidade socioambiental e organizacional.
Garantindo assim nosso crescimento sustentável e sustentado.
Destinatários:
Este código é destinado a todos que se relacionam direta ou indiretamente com a Fênix Paisagismo e Plantas.
Obrigatório para: os sócios, prestadores de serviços eventuais e periódicos, fornecedores, para funcionários administrativos, e colaboradores de execução e manutenção.
FOCO NA EXCELÊNCIA
Os destinatários deste Código devem buscar padrões superiores de qualidade e de constante inovação a partir de um ambiente em que o entusiasmo, a vontade de aprender e ensinar, o comprometimento e a postura profissional sejam exemplares e contagiantes. Assim, e indispensavel:
- Desempenhar as atribuicões de sua funcão com elevado senso de comprometimento, responsabilidade e proatividade;
- Exercer as funcões com precisão e nos prazos requeridos;
- Desempenhar suas atividades sempre buscando superar desafios;
- Focar nos objetivos;
- Reconhecer os erros cometidos, corrigi-los e usa-los para identificar formas de evita-los.
HONESTIDADE E ÉTICA
Os destinatarios deste Código devem considerar que geram a confiança que se estabelece naturalmente nas nossas relações com os diversos publicos com os quais interagimos em cujas as relações devem pesar não somente o que é legal do que é ilegal, o que é justo do não justo o que é conveniente do que não é conveniente o que é oportuno do não oportuno mas principalmente o que é honesto do que é desonesto.
Assim e indispensavel que a etica seja o pano de fundo das condutas, ja que nem todas as Léis, normas e politicas contemplam todas as reflexões éticas e, assim, todos devem:
- Agir com respeito aos direitos humanos e ao meio ambiente;
- Agir de forma ética;
- Repudiar qualquer forma de assedio;
- Repudiar qualquer pratica fraudulenta ou de corrupção (suborno, tráfico de influência, lavagem de dinheiro, ocultação de bens, vantagens indevidas e outros) ou atos ilicitos ou criminosos de toda ordem;
- Combater o uso de drogas ilícitas;
- Condenar as condutas ilícitas tais como falsificação de documentos, evasão fiscal, sonegação dentre outras.
RESPEITO
Os destinatários deste Código devem levar em conta que a FÊNIX respeita as OPÇOES E CRENÇAS INDIVIDUAIS tanto de colaboradores e funcionários bem como todos os que com ela se relacionam, e partilha de atitudes morais e eticas que são fundamentais. Por isso, e indispensável:
- Respeitar a diversidade;
- Promover o direito a liberdade pelo intercambio de pensamentos, ideias e opiniões, sem preconceitos ou discriminações;
- Condenar atitudes agressivas ou constrangedoras;
- Abdicar de comportamentos preconceituosos ou discriminatórios em relação raça , origem, cor, gênero, estética pessoal, orientação sexual,posição social,religião e quaisquer atos que firam a digninidade do ser humano..
COMPROMISSO COM AS NORMAS:
Os destinatários deste Código devem considerar que as atitudes e comportamentos são baseados no forte compromisso de fazer o melhor, respeitado nosso código de conduta, as Leis vigentes e as normas internas. Assim, é primordial :
- Agir de acordo com as Leis e normas aplicáveis, internas ou externas;
- Repudiar a utilização de de software nao licenciado;
- Respeitar todas as regras estabelecidas pela FÊNIX E AS ESTABELECIDAS POR NOSSOS CLIENTES.
- Zelar Pela Imágem da FÊNIX Paisagismo e Plantas
- Registrar com precisão os registros contábeis e as documentações dos funcionários subindo no tempo hábil para os portais de controle de nossos parceiros comerciais.
INTEGRIDADE PROFISSIONAL
Os destinatários deste Código devem pautar sua conduta na imparcialidade. Existem situações em que as normas se tornam abstratas, e para auxiliar uma tomada de decisão em que e necessário equilibrar interesses antagônicos - conflitos de interesse - usaando conceitos próprios do que e certo ou errado. Assim, é indispensável:
- Exercer as atividades de forma isenta, nao usando a empresa para obter benefícios ou vantagens para si próprio
- Resistir a qualquer tipo de pressão ou assédio ;
- Renunciar a participação de prática de qualquer atividade de natureza religiosa, política ou partidária dentro das dependências da empresa
- Não constrangimento dos colegas e manter o clima de cordialidade;
- Abster se de usar, nome , símbolo ou Marca da empresa;
z. Nunca utilizar-se de nome símbolo ou Marca de nossos parceiros comerciais;
aa.Renunciar a participação nas decisões de contratação, promoção e ou rescisão de contrato de membros da família ou de pessoas das quais mantenham relação e que comprometam o julgamento isento;
bb.Abster-se de disseminar conteúdos nas redes sociais que nao condizem com os valores da FÊNIX PAISAGISMO E LANTAS.
PROTEÇÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO
Os destinatários deste Código devem respeitar os conteúdos e as informações produzidas pela FÊNIX PAISAGISMO E PLANTAS e por terceiros. Assim, é necessário que:
cc. abster-se de compartilhar, sob qualquer hipótese, nome de usuario (login) e senha da rede FÊNIX E DA SUA NUVEM que sao pessoais e intransferíveis, atentando que qualquer alterção indevida será de responssabilidade de quem as compartilhou.
dd.Respeitar os direitos autorais e a legislação específica sobre a propiedade intelectual e artistica tanto das produções da FENIX quanto produções de Nossos Parceiros Comerciais .
ee. Resguardar os conteúdos internos da FÊNIX PAISAGISMO E PLANTAS (informações, correspondências, dados documentos , relatórios , não compartilhando-os ou os retirando da núvem sem a devida autorização
ff. Respeitar e proteger as condições de confidencialidade e sigilo das informações e restrição de divulgação das mesmas mesmo após deligamento da FENIX PAISAGISMO E PLANTAS.
gg. Vetar o acesso a informações confidenciais ou não por pessoas que não estejam para isso credencidas;
CRITÉRIOS DE CONDUTAS INTERNAS
Sao critérios de conduta comuns a todos os funcionários e estagiarios da FÊNIX PAISAGISMO E PLANTAS, que devem ser observados:
- Zelar pelo patrimônio interno e os recursos materiais disponibilizados utilizando-os de forma correta, legal e primordialmente para o desempenho das tarefas que atendam os interesses da FÊNIX PAISAGISMO E PLANTAS, protegendo os de danos, manuseio inadequado, perdas ou extravios;
- Usar com cidadania e sem desperdício os recursos como água, energia, papel e outros materiais de escritório e de consumo agindo com responsabilidade socioambiental;
- Utilizar com consciencia e para o fins específicos ao qual se destinam, os recursos materiais destinados pela FÊNIX PAISAGISMO E PLANTAS, e partilhados com os colaboradores e familiares, vale refeição, transportes pessoais , emprestimos de ferramentas e carros e outros beneffcios;
- Apresentar-se a qualquer compromisso de trabalho no horario estabelecido, preparado para atender as expectativas e trajado adequadamente;
- Obter previa autorização para se ausentar do trabalho, seja para tratar de assuntos pessoais ou para exercer algum tipo de atividade, remunerada ou nao, mesmo nao utilizando informações da FÊNIX PAISAGISMO E PLANTAS.
ENTRE O PÚBLICO INTERNO
- Sao critérios de conduta comuns a todos os destinatários em posição de liderança a serem observados:
- Agir com a responsabilidade que o cargo lhe confere;
- Conhecer e difundir, por meio das próprias atitudes, os valores e princípios contidos neste Código;
- Manifestar-se de maneira imparcial e fundamentada em relação a posturas profissionais consideradas inadequadas frente aos princípios contidos neste Código.
- Sao critérios de conduta comuns a todos os destinatários na qualidade de membros das equipes de trabalho, a serem observados:
- Acolher as opiniões divergentes e de carater construtivo, e agir para solucionar os conflitos, acentuando, assim, o ambiente um amplamente
cooperativo;
- Manter o ambiente de trabalho livre de embaraços decorrentes da formulação de críticas ou reprodução de boatos que atinjam a reputação da Empresa e as Pessoas ou Empresas que com ela tenham vínculo;
- Promover a união de esforços internos entre as unidades de PRODUÇÂO , COMERCIALIZAÇÃO E SERVIÇOS em prol do pleno
desenvolvimento e da fluidez das atividades, buscando compartilhar informações e otimizar a ções sempre que possível;
- Dispor-se, nos trabalhos conjuntos, a compartilhar os seus conhecimentos e informações com profissionais de outras equipes, dentro das necessidades requeridas e acordos estabelecidos.
COM PARCEIROS COMERCIAIS E FORNECEDORES
- Sao critérios de conduta comuns a todos os funcionarios em relacão aos parceiros comerciais e fornecedores:
- Renunciar a participacão em processo de contratacão de parceiros comerciais e fornecedores, indicados ou nao, que sejam do seu relacionamento (parente ate 3ºgrau), submetendo qualquer outra situacão, na qual se sinta conflitado, a Gerência Geral;
- Exigir dos parceiros comerciais e dos fornecedores a confidencialidade e sigilo no trato de dados e informacões aos quais venham a ter acesso em qualquer tempo, incluindo as fases anteriores e posteriores a contratacão dos produtos e serviços;
- Exigir dos parceiros comerciais e dos fornecedores a aderencia as mesmas condutas éticas da FENIX PAISAGISMO E PLANTAS LTDA, e a gestão orientada por atitudes dignas e integras representadas pelo cumprimento das exigências legais, trabalhistas e ambientais, sanitárias e de segurança do trabalho;
- Selecionar parceiros comerciais e fornecedores utilizando critérios transparentes, justos e objetivos que considerem conformidade técnica, desempenho, qualidade, condições de garantia, entre outros de forma a não caracterizar favorecimento de qualquer espécie, ou que coloquem em dúvida a integridade das relações ;
- Rejeitar, objetivamente, parceiros comerciais e fornecedores que mostrem quaisquer indícios do uso de mao-de-obra escrava, infantil ou forçada e ou práticas ilícitas (fraude, suborno) ou práticas ambientalmente incorretas;
COM OS CLIENTES
- Sao critérios de conduta comuns a todos os funcionários e parceiros comerciais perante os clientes da FÊNIX PAISAGISMO E PLANTAS LTDA :
- Agir de maneira transparente e Ética;
- Analisar cuidadosamente todos os riscos envolvidos na elaboração implantação de projetos e estudos visando proteger, sobretudo, a reputação da empresa e das demais partes relacionadas;
- Resguardar as informacões utilizadas e os resultados obtidos nos projetos, estudos e
soluões a terceiros, protegendo-os de vazamentos indevidos e tratando-os com os padrões de confidencialidade e exclusividade requeridos e mais os estabelecidos nos contratos;
- Rejeitar a ideia de obtenção de resultados a qualquer custo e buscar sempre colocar em primeiro plano suas atitudes alinhadas aos valores da empresa e do cliente.
COM AGENTES PÚBLICOS
- Sao critérios de conduta comuns a todos os funcionários e parceiros comerciais em relação aos agentes públicos:
- Respeitar rigorosamente as Leis anticorrupão e antissuborno que regem as relações com agentes publicos nacionais e internacionais de todas as esferas de poder, incluindo funcionários e permissionários de serviços públicos, assim como membros de partidos políticos e os candidatos a cargos públicos;
- Pautar qualquer relacionamento na total transparência e legalidade, detalhando, a qualquer tempo, o objeto e objetivo das relações e os recursos envolvidos, de modo a não se questionar a finalidade e o destino desses recursos;
- Evitar qualquer situação em que possam existir dúvidas quanto a integridade das relações e nas quais paire a possibilidade de existência de algum tipo de vantagem indevida;
- Condenar a oferta de qualquer recurso, monetário ou não, com vistas ao cumprimento das obrigações legais dos agentes publicos ou apressamento de rotinas, pois qualquer ato pode vir a caracterizar facilitação ou suborno e, portanto, propina e corrupção.
Rio de Janeiro dezembro de 2023